quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Estique o SEU braço !



Tempos atrás uma amiga, que já não mora mais aqui no Estado, comentou como estava indo a campanha lançada pelo município para os veículos pararem na faixa de segurança para passagem de pedestres.
Que campanha ? que faixa ? que braço ?
Dei risadas e disse, espere deitada para que isso dê certo!
E não estou sendo irracional, intransigente. Apenas uma constatação de que as coisas inventadas sem uma consistência só pode ser fadada ao fracasso ou sucesso a velocidade de uma tartaruga.

Aqui a Lei Seca que deveria SIM mobilizar os motoristas, anda de arrasto.
E esta tinha que dar muito certo.
E porque esta e a do “estica braço” não dão ?
Porque as pessoas não tem educação para o trânsito. Ou melhor, retificando, nem todas as pessoas tem.
A Lei Seca para muitos é motivo de gargalhada. Eu mesma conheço muitos por aí que enchem os tubos de cerveja e saem dirigindo achando que nada os acontece. São “protegidos”.
A eles não me interessa. Interessa se eles vão proteger os outros.
Eu mesma já dirigi bêbada, na minha juventude rebelde, transviada e confesso o absurdo que estava fazendo comigo e com os outros. Afinal no trânsito, é um todo. Temos que nos preocuparmos em dirigir com cuidado para não nos ferirmos e não ferir o outro. Bêbado tu não tem este cuidado.
Hoje morro de medo de andar com quem bebe além da conta. Sei muito bem que teus instintos caem para menos da metade. Eu saio e bebo, não tenho carro e ando de táxi, faceira!
Numa cidade grande, ruas lotadas de carro, onde antes mesmo do sinal verde abrir, já tem pessoas com a mão insistente na buzina, este mesmo pararia na faixa para o pedestre atravessar a rua ? O pedestre que se dane!
Este é um motorista mal educado.

Lendo o jornal local hoje, vi isso. Um motorista que estava sendo educado, parou na faixa para a senhora e sua filhinha atravessarem, quando um motorista apressadinho não conseguiu frear a tempo, bateu na traseira do motorista que estava parado, consequentemente alavancou o carro para cima dos pedestres, atropelando-os.

Punição para os que são pegos bêbados? Multas, pontos em carteira. E ainda quando são pegos, visto a precariedade de subsídios para atender os propósitos da Lei.
A campanha do “estica braço” não sei ao certo se existe punição. Mas precisa ?
Precisa é um pouco mais de respeito, tolerância. Se numa cidade grande, trânsito caótico, faixas não servem para nada, usem e abusem das sinaleiras, obrigando assim os motoristas a pararem.
É, obrigando.
Pois é a mesma coisa que castigo para criança que não obedece a professora. Eduque-o para que preste atenção ao que ela está te ensinando e não precisará de castigo.
Os motoristas estão precisando de uma boa dose de educação.

Meu rico bracinho não estico para esses mal educados, dependendo da tolerância do apressadinho, poderão levá-lo junto.
Foi o que quase aconteceu da última vez que tentei aderir a campanha ! Humpf !!!

14 comentários:

  1. É aqui não há educação suficiente pra isso funcionar não...mas há países em que isso funciona muito bem, vc pisa na faixa e o carro reduz e para.

    ResponderExcluir
  2. É, Desabafando, infelizmente por aqui as pessoas não estão acostumadas, ainda, a ter uma educação no trânsito. Mas quem sabe, nunca é tarde. Teria, pois o povo tá pessimamente mal acostumado e mal educado pelas ruas.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Felicia *.*

    Eu diria que leis de trânsito não fazem bom motoristas, nem ajudam no bom-senso,nem alimentam a educação dos "pilotos" de F1 de estrada...


    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Ta ai um assunto que tira do serio a falta de educação minha nossa como tem gente que parece não aprender nada, que respeito é bom e todo mundo gosta, com relação aos motoristas ta um verdadeiro caos se você bobear eles te passam por cima mesmo você estando na faixa de pedestre (mesmo porque a faixa hj em dia nem garante mais segurança).

    Mas a falta de educação tambem é geral hoje pensei nisso na hora em que fui pegar um café no hospital eu estava me servindo uma mulher chegou simplesmente passou o braço entre eu e a cafeteira se enfiou e foi pegando o que queria por Deus que pensei em derramar café nela mas não o fiz, outro dia na fila do buffet eu me servindo e uma cria mal educada foi passando e se metendo quase enfiando as maos dentro do meu prato e o pior a mãe vendo e nao falou nada pensei comigo ONDE ESTA A EDUCAÇÂO desse povo?

    A falta de educação tanto no transito como em qualquer lugar me irrita profundamente.

    PS: Moro em Pato Branco - Parana (não eu não sou vizinha da Bozena ela nunca viveu aqui)

    Vai arrumando o trajinho!!!

    ResponderExcluir
  5. Felicia querida, muito obrigada pelos seus comentários e conselhos, são sempre muito úteis. Obrigada pela paciência...rsrsrsrs...vc acabou me ajudando...estava já com a idéia formada pra recusar a proposta, mas fiquei pensando que estava agindo como louca...rsrsrs..com os comentários passo a ter mais referências de que estou certa. Obrigada viu!

    ResponderExcluir
  6. Mas sabe Felícia, quando vivia em Campo Bom, uma cidade de 50 000 habitantes, não sei se era a colonização alemã forte, mas todo mundo para na faixa, ninguém passa batido. Uma coisa que eu notei q eles faziam, era deixar sempre um carro de polícia perto dos maiores cruzamentos, e assim o povo se habituou a parar. Lá eram muito educados em tudo. A nova geração, claro que já estava começando a pecar, mas pessoas adultas, nossa se cumprimentavam na rua sem nem se conhecer, sempre bom dia, boa tarde. Incrível!!Muita gente de bicicleta, muita e pouc, 90 % da população, tanto que possuia uma ciclovia enorme. Eu amava morar lá, pena que profissionalmente nunca ia ser feliz. Amava o que fazia, mas lá o conselho tutelar era um inferno com nós profes.
    Pena.

    Então, já vi dar certo sim. Mas em Porto Alegre a população é de uma arrogância. Cruzes, que povinho provinciano que acha que é alguma coisa.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai é verdade, eu achei ridiculo isso de esticar o braço... até parece que isso vai funcionar... aff!

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Sra. Google, sei que dá certo em outros lugares. Gramado que tempos atrás frequentei a demasia também eles tem por principio parar. Lá em Cachoeira também vejo isos quando vou lá, muito devagar, mas estão tendo esse costume.
    Agora aqui, Província, né, como eu digo e muitos me xingam. Província que acham que são o máximo. Como sempre, não generalizando, mas é uma grande fatia. E claro, isso tudo ressaltado, daqui, onde vivo ultimamente.
    Tá dificil !!!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Pois é, vou aderir a essa tua teoria!
    hehehehe!

    ResponderExcluir
  10. Gentileza deveria ser obrigatória, principalmente num trânsito onde a falta de paciência mexe com nossa estrutura. Dirigir alcoolizado é não respeitar a própria vida.

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  11. Felícia,
    Passei para agradecer sua visita e especialmente o comentário enriquecedor. São visitantes como você, assertivos e que sabem o que estão comentando que fazem o blog valer a pena.
    Muito obrigada.
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  12. Não precisou postar porque já morri de rir com isso que tu escreveu:

    "por causa de uns bostas que estão passando férias nesse mundo ao invés de estarem fazendo sua festinha particular no inferno ..."

    HAHAHAHA, muito boa!

    ResponderExcluir