terça-feira, 20 de abril de 2010

A dosagem da tolerância



Tempos atrás uma amiga me falou que eu sou ou fui, em certa situação, tolerante demais. No caso sobre ao qual falávamos, concordei, reconheci integralmente, sem nada a contestar.
O ato de ser tolerante é uma atitude que, acho, temos que ter sempre. Mas para tudo tem que ter sua dosagem. No caso em questão era tolerante demais.
Deixava de impor minha postura, ou não colocava os fatos com a devida verdade ou realidade que julgo necessárias, até quase a uma submissão. Por que nesse ponto a atitude era diferente?
É algo que me questiono volta e meia, pois perante esta postura, abro precedentes para que certas situações se tornem recorrentes.


Normalmente tenho por hábito falar, colocar minha posição de forma franca, clara, direta. Em certas situações já presenciei um certo desconforto pela parte ouvinte do meu entendimento. A minha verdade, a minha idéia, a minha postura nem sempre é a mesma do outro e esse nem sempre está a fim ou quer ouvi-la. Direito que lhe cabe.
Mas direito que me cabe é impor meu ponto de vista quando algo não está a meu contento. E nessa situação a qual me foi dito, que sou tolerante demais, fiquei a pensar e pesar as situações as quais se encaixam perfeitamente.
Diante desta tolerância exagerada, tenho que reviver situações que me desagradaram, momentos que não quero que retornem.
Por causa dessa tolerância em excesso, abro portas para que pessoas tomem a liberdade para retornar e acreditar que tem acesso livre ou fácil como em outros momentos.
Não vetei o acesso, visto isso, a liberdade dessas em acreditar que possam romper o limite está aberto, disponível. O limite se impõe para que saibam até onde podem ou merecem ir.


Há pessoas para o qual esse limite tem que existir para que saibam que não tem mais espaço para conviver.
Isso, em virtude daquela tolerância, não foi devidamente colocada nos seus devidos lugares, nos seus devidos patamares.
A verdade, a sinceridade, a clareza, que sempre me é peculiar, em certos momentos e vivências deixaram de existir, se anularam.


Vislumbrei isso e acho que poderei vislumbrar outras mais, visto resquícios que ainda perduram, mas com certeza situações já estão sendo revistas.
A tolerância em demasia será dosada.


Acredito que nem boa donzela nem bruxa má. Resta ainda saber a dosagem certa.

9 comentários:

  1. Ano passado eu vivi uma situação que se encaixaria perfeitamente nesse texto. Por ser tolerante demais uma pessoa acabou abusando da minha amizade e boa vontade até que tudo chegou num ponto intolerável. Porque fui tolerante demais? talvez porque acreditasse numa amizade recíproca e numa sinceridade que não existia. Concordo contigo que não é necessário ir aos extremos pra resolver tais situações mas encontrar um equilíbrio.

    ResponderExcluir
  2. vc vai encontrar a medida certa o dia em que perceber que é única e especial e que, portanto, merece ser valorizada.

    ResponderExcluir
  3. Aliás, vi que vc sumiu da minha lista de leitores seletos. Espero que continue lendo, pois escrevo pensando em pessoas reflexivas como vc.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Desabafando, e isso é um "perigo", pois abrimos muito as portas para pessoas que não tem noção de respeito, troca, lealdade, compreensão.
    A cada dia, me policio para tentar mediar entre a ser menos tolerante e não ser rude.
    Uma dosagem ainda difícil.

    - É, Day, estou tentando encontrar a medida.

    - Junior, não sumi não !! como assim ???

    ResponderExcluir
  5. Feeeeeeee saudades de tu mulher anda com o tempo curtinho igual a mim???

    eu tbm sou assim tenho por hábito falar, colocar minha posição de forma franca, clara, direta.

    E geralmente me confundem como estupida ou como autoritaria o que é bem diferente do q sou.


    BJos mil

    ResponderExcluir
  6. A Dose certa é aquela que não te invade e também dá espaço pra se ser flexível, poder ir e voltar atrás.
    Acho que muitas vezes a gente quer ser "boazinha" pra ser amada e valorizada. Eu,muitas vezes por medo, fui muito autoritária e me defendia me super-valorizando, caí do cavalo. Coloca sempre o valor no que o outro(s) pensavam. Depois de muito trabalho pessoal, virei do avesso e estabeleci limites pra que eu não seduzisse pra ter pessoas à minha volta, falsa ilusão de ótica de ter amigos, eu tinha era espertalhões a abusar da minha carência,justo, eu mesmo ofertava pérola aos porcos. :0
    Beijokas
    San
    To voltando...

    ResponderExcluir
  7. * Desa, que saudades das tuas visitas aqui !!! pois é querida, ando corrida mesmo, por isso ando bem ausente daqui, infelizmente.
    Ando tão estressada que parece que fugiu inspiração e to visitando pouco meus amigos. Quero retomar.

    ** Sà, tu resumiste perfeitamente e EXATAMENTE a situação. Nossa, é isso mesmo !!!
    Ainda não atingi o mesmo patamar, mas to melhorando..

    Saudades de voces !!!!

    ResponderExcluir
  8. pois é mocinha... a vida aqui no sul anda corrida demais :-)

    Espero que melhore logo pra você.

    bjos

    ResponderExcluir