terça-feira, 6 de abril de 2010

Achocolatando minha criança



A Páscoa passou. Tenho uma certa simpatia por esta data. Digamos que é engraçadinha. Faz lembrar-me da infância, as brincadeiras em torno de encontrar esconderijos de cestinhas, fazer doces e ovinhos e tudo que envolvia.
Mesmo que seja uma data comercial como qualquer outra, há uma certa nostalgia que gosto.



Este ano não foi diferente. Junto com minha mãe em volta de fazer chocolatinhos e doces, conversávamos sobre isso. É reconfortante.
E como eu tenho certa simpatia pelas panelas, às vezes gosto de me aventurar nos doces. Coisa muito simplória, para presentear meia dúzia de pessoas extremamente relevantes e só. Não dá para prolongar a lista de presenteados.


Faço uns simples doces. É mais um ato singelo do que propriamente aquela coisa exacerbadamente comercial de compras exageradas. Um ato carinhoso. Acho que é isso que é o mais relevante.




Nesse sentido sempre cito um tio, meu padrinho, que apesar de sua origem humilde, sempre tem um gesto de carinho e lembrança com presentinhos simples mas simpáticos. Um ato de generosidade.
Acho que terei 50 anos e ele, se vivo for, ainda continuará me presenteando.
Lembro que na minha infância ele, como habitual, jamais esquecera de datas comemorativas e sempre com o presente destinado a data específica.
Na Páscoa, recordo que por muitos anos, ele me presenteava com uns ovos lindos, grandes, coloridos, mas totalmente feitos de açúcar. Nem sei se ainda existem (sou velha !!) e recordo que alegrava muito mais pelo visual do que pelo paladar. Recordo que quando chegava a época tinha ciência de que lá viria mais um daqueles, que eu não gostava nem um pouco, mas aceitava e agradecia, pelo gesto do presente.
Hoje já não os ganho mais (ainda bem!) mas a data não o deixa esquecer do presente.



Eu não costumo presentear a muitos , como já falei, apenas alguns que de uma forma ou outra são importantes. E claro, que não será um pequeno chocolatinho que ressaltará o quão são importantes, mas é um gesto de carinho que tanto pode ser com um abraço, um beijo, um obrigado, ou nesta data, um embrulho de chocolate.
Afinal, ninguém é de ferro, e acredito que muito poucos não gostam desta delícia – acho que não conheço nenhum.



Eu particularmente, reclamo de não estar magérrima, sarada e sim um pouco acima do peso, mas por culpa própria, pois adoro certas orgias gastronômicas. E pelo prazer de presentear outros, também tenho prazer em preparar certos chocolates na Páscoa para meu bel-prazer. E nesse ponto, antes de agradar, acariciar outros, tenho que fazer isso a mim mesmo. Cometi o pecado da gula (bem de leve!) e me dei ao deleite de presentear-me com um chocolate gostoso.




Fez reacender, reavivar a criança, que às vezes esquecemos ou que a mantemos adormecida, a brincar com cestinhas e chocolates.

6 comentários:

  1. Adorei a foto..rsrsr...
    Acho que um gesto carinhoso assim, de algo feito por vc especialmente pra alguém vale mais que muito ovo grande e caro.

    ResponderExcluir
  2. Essas datas acabam sendo legais..... A gente acaba se aproximando das pessoas que amamos e as quais nunca conseguimos estar próximos...
    Beijooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. hahahaha, Desabafando, também adorei... imagina, que delícia poder se lambuzar assim !!!!

    É fato, Jana, coisas simples que fazem um grande resultado.

    bjs !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale.... que lindo esse post! Total clima de pascoa!!!!

    bjoka e obrigada por todo o apoio lá no blog!

    ResponderExcluir
  5. Tive que vir aqui pra te agradecer as tuas palavras, adoro demais!

    bjos e bom findi

    ResponderExcluir
  6. Rê, querida, nada a agradecer, como já falei.
    tu mereces ser muito feliz !!
    tua alegria e energia sempre vista aqui não merece ser ofuscada por nada !

    Sempre será um prazer ir lá dar-te uma palavra de carinho !

    te cuida, guria !
    aliás, to vendo que já tá se cuidando, rsss..


    bjs

    ResponderExcluir