segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sem levantar bandeira

Se tem coisa que eu detesto, dentre tantas outras, são as manifestações de massa. Sim, sei, sou irritadinha, cabeça dura e também descrente de muitas coisas, dentre elas esta.
Não consigo crer que uma manifestação de massa tenha resultado satisfatório.
Pois hoje estava eu novamente em minha corridinha para virar gostosa/sarada (ainda tentando) e quando chego no gasômetro (quem mora em Porto Alegre sabe onde fica) e me deparo com uma multidão infinita de pessoas. Pessoas de várias tribos, várias classes, várias idades, todas juntas por um mesmo ideal ? Mas qual era mesmo esse ideal ?
Não sei, vi bandeiras de todos os tamanhos, cores e modelos.
Nunca acreditei que uma manifestação de massa pudesse resolver algo. Nem a dos “caras pintadas”, que foi uma de tamanho relevante atingiu o fim específico. Não creio que aquele manifesto foi o que fez o Congresso se mexer para botar pra correr e dar o impeachment ao presidente corrupto.
Não acredito que numa manifestação de massa, onde à frente da multidão vem um carro de som, mais atrás fileiras de manifestantes que mais pareciam integrantes de uma escola de samba com seus bumbos, cantando um pagode, seguidos de outros tantos com latinhas de cerveja na mão irão discutir ou até resolver e chegar ao fim proposto. Sem falar na fumaça queimante de cheiro duvidoso.
Não tenho por finalidade aqui levantar qualquer tipo de discussão perante este assunto. Até porque qualquer posicionamento que tenhamos, será mais do que normal, concordâncias e discordâncias.
O que não creio é que num país onde senhores de cuecas volumosas – e sabemos que não é do que realmente deveria estar dentro dela – ou meias que não calçam pés e sim notas de reais ou dólares, dê credibilidade para manifesto desta ordem.
Acredito que nem devem.
Pois perante o que vi, uma multidão, uns parecendo remanescentes de Woodstock, outros vindo de um retiro de alguma seita de adoração ao sol, outros tantos tentando acertar o ritmo do bumbo e mais uns tantos adoradores da gelada, o fim disso, só pode ser o samba do crioulo doido sobre o por do sol e adoração da deusa da lua !
Só serve para irritar os transeuntes que cotidianamente fazem sua corrida no trajeto ocupado (como eu), os motoristas irritadíssimos pelo trânsito caótico que se criou e a vizinhança apavorada com medo de uma briga generalizada.
Esse tipo de manifesto mais serve para dar trabalho em triplo aos garis ou fazerem os policiais militares ficarem de olho aberto para qualquer desordem.
Talvez, quem sabe, depois de tanta batida no bumbo e rimas no auto falante, não renda um novo enredo para uma escola de samba.
Estavam na tentativa.

8 comentários:

  1. kkk...seita de adoração ao sol?

    Eu tb não acho que esse tipo de manifestação causa o impacto que eles esperam, no fim só provoca bagunça. E era manifestação do que afinal? Conseguiu descobrir?

    ResponderExcluir
  2. O povo gosta é de bagunça gritaria uiii tenho odio desse tipo de manifesto nao conseguem nada alem de baderna e midia só nada mais...

    Eu odeio multidoes e ainda mais qdo se reunem para reclamar de algo que sabem q nao vao ser atendido. Temos que rir pra nao chorar.

    eita povo besta.

    ResponderExcluir
  3. Pois olha Felicia. Concordo que opiniões diferentes são importantes. Não sou militante de nada. Mas em relação aos movimentos de massa, posso citar alguns, que sim tiveram resultados concretos. Revolução Francesa, foi o mais importante acredito. E o que fez de fato: Construiu de certa forma a organização politico social de hj. Boa? Ruim? não saberia te responder. Mas o que eu sei é que enquanto as pessoas ficarem paradas e não protestarem de alguma forma contra os absurdos que vemos por ai: Dinheiro na meia, aquecimento global,etc etc etc. Isso sim eu acho perigoso. Porque pessoas preparadas e com poder de opinião estariam cruzando os braços e deixando a coisa como esta.
    Sou absolutamente contra a demagogia. E concordo que gritar com megafones nos ouvidos das pessoas não melhora nada. Mas que hj a web proporciona voz as pessoas e consequentemente "poder" para mudar as coisas, sim acredito. A citar. As manifestações no Irã contra o presidente "eleito" que foram organizadas via twitter, que são um movimento de massa e sim estão surtindo efeito. Penso que deixar nas mãos dos demagogos panfletários é perda de tempo. Mas tbm pensar que não fazer nada é o certo... acho que não é o caminho. Agir, mas de forma construtiva. A propósito o pessoal do Forum protesta contra as politicas neo liberais, algo utópico se pensado profundamente, mas que pela sua capacidade de influenciar uns e outros e dai sim começar a funcionar enquanto movimento, sim válido, apesar de todos os "adoradores da lua" e hippies e as turmas estranhas..

    abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Romântico de Cuba, obrigada pela visita. Pois realmente, concordo que certos movimentos resultaram em sucesso. Agora muitos, desestruturados e sem consistência, acredito, eu, que não resulta em nada. E se fosse, então, mais estruturado e organizado, sim daria certo. Como falaste, opiniões diferentes. Isso que é o bom. Como o que falaste aí da manifestação do Irã, que estruturada, está surtindo efeito.
    Mas, a meu ver, o que presenciei na manifestação em questão, só me causou irritação. Infelizmente.

    abraços,

    ResponderExcluir
  5. Quero aqui lembrar uma grande manifestação que não deu certo por forças "malignas", mas que vale lembrar: Falo do Comício da Central do Brasil sobre as Reformas propostas pelo presidente João Goulart. Certamente se elas fossem realizadas, hoje não veríamos essa vergonha toda dentro da política. Deixo então postado o endereço para relembrar este momento http://www.institutojoaogoulart.org.br/video.php?id=9 Certamente um momento em que as pessoas viviam a política intensamente. Tempo bom aquele que não volta mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio essas coisas tbm, fazem por fazer. Sem conhecimento de causa... é legal pq as vezes a TV aparece e posso fazer tchau pra mamãe...rs
    Para o transito, coloca foto em num sei o que... o povo invade área privada e ainda diz ter direito... e os caras das cuecas e meias... continuam com elas bem cheias...

    ResponderExcluir
  7. Concordo c o q vc disse!!!!!! Tb não acredito nisso não...
    Adorei seu blog, tô seguindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir